Voltar a todos os posts

Influências emocionais e a reeducação alimentar

19 de Dezembro de 2014, por Rômulo Costa

Poderíamos nos arriscar em dizer que os nossos hábitos alimentares são adquiridos antes mesmo de nascermos, pois são os nossos pais que constroem a nossa educação alimentar quando ainda somos crianças. Embora muitos pais tenham uma alimentação saudável, a criança pode ou não adquirir essa “herança”, pois, estamos susceptíveis a alguns fatores que podem influenciar nossos hábitos no decorrer da vida, sendo a publicidade e o nosso círculo social alguns determinantes na construção do nosso estilo de vida.

Um hábito, seja de qual natureza ele for, é muito difícil ser modificado, pois exige muito mais do que força de vontade para mudar. É preciso, antes de tudo, ter total controle sobre a sua mente, pois na maioria das vezes nossas escolhas alimentares são reflexos de distúrbios emocionais. Estamos sempre diante de uma vida estressada e ansiosa. O estresse e a ansiedade são alguns agravos que podem influenciar na escolha de alimentos em determinada hora do dia, fazendo-nos criar hábitos impróprios, involuntariamente.

Quando se tem em mente a mudança da rotina alimentar, como, por exemplo, comer um doce após o almoço, devemos parar e pensar um pouco se aquilo é realmente necessário para o nosso corpo ou se é apenas alguma manifestação das nossas emoções momentâneas. Se der vontade de comer um doce, vá fazer alguma atividade que você se sinta bem: atividade física, ler um livro, assistir TV, qualquer coisa que faça a vontade passar. Uma coisa que gosto de fazer é trocar o doce por alguma fruta, isso resolve bem a situação, sem contar que estamos ingerindo um alimento bastante nutritivo, com nutrientes (vitaminas e minerais) necessários ao nosso corpo.

De início, uma reeducação alimentar não pode ser feita com muitas restrições, uma vez que só dificultará o processo, tornando-o muito monótono e penoso de ser seguido. No entanto, há alguns casos específicos, em que o especialista detecta intolerância no paciente por determinados tipos de alimentos. Simples trocas de alimentos, a diminuição do que se come ou a introdução de verduras, legumes e frutas já poderão surtir algum efeito na sua saúde e na estética da pessoa. 

Os hábitos saudáveis em conjunto com a prática de atividades físicas diárias são mecanismos que contribuem muito para que possamos ter mais disposição, saúde e qualidade de vida. Contudo, devemos lembrar de que o segredo de se viver bem, ou não, consiste basicamente nos reflexos dos nossos atos e no equilíbrio que buscamos em nossa vida. Lembre-se sempre de procurar um nutricionista qualificado antes de iniciar qualquer dieta ou reeducação alimentar, pois ele saberá adequar a alimentação de acordo com cada necessidade individual.

Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente ano que se inicia. Vamos cuidar do bem mais precioso que temos na vida: a nossa saúde. Feito isso, poderemos celebrar vários momentos como esse que a vida nos propicia.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário