Voltar a todos os posts

Nutrição e atividade física

09 de Novembro de 2015, por Rômulo Costa

A nutrição aplicada à atividade motora propõe estudar a demanda energética que uma pessoa necessita para desenvolver as suas aptidões da forma mais eficiente possível, dentro de qualquer esforço físico que ela possa se submeter. As atividades motoras se restringem a quatro grandes áreas: esporte, educação física, dança e recreação/lazer. É sabido que o homem sempre acrescentou em seu dia a dia atividades que realizam movimento, e a nutrição oferece suporte nutricional adequado, de acordo com as especificidades de cada atividade e indivíduo.

Qualquer que seja a atividade em questão, devemos manter sempre uma ingestão balanceada correta de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Principalmente em períodos de treinamento intenso, onde a demanda energética é maior, o indivíduo deve manter uma ingestão alimentar suficiente para que a saúde e a performance no treinamento não sejam prejudicadas.

Qualquer que seja a atividade a ser realizada, o atleta/indivíduo precisa passar por criteriosa avaliação, levando em conta aspectos como idade, sexo e genética, para que suas aptidões possam ser desenvolvidas ao máximo, dentro do seu potencial.

Os macronutrientes na dieta do atleta devem ser implementados a fim de manter a performance, o físico e o bom funcionamento do organismo em completa sinergia.

Os carboidratos têm a função de manter os níveis de glicemia estáveis durante o exercício e a reposição do glicogênio muscular,  funcionando como principal fonte de energia do  organismo humano. Os tipos de carboidratos a serem ingeridos devem ser analisados pelo nutricionista, bem como os horários e as quantidades de ingestão dos mesmos.

Devem ser priorizadas a ingestão alimentar de proteínas através da dieta, sendo que uma possível suplementação com proteínas deve ser analisada pelo profissional da nutrição que acompanha o indivíduo. As proteínas possuem a função de recuperação e estruturação dos tecidos, por isso é importante que ocorra um consumo adequado de fontes primárias de energia, tais como: carboidratos (pães, massas e frutas) e gorduras (azeite, frutas oleaginosas etc). Caso esse consumo seja insuficiente, pode ocorrer quedas no rendimento da atividade física, devido à diminuição da massa magra (muscular) do indivíduo.

As gorduras, além de ser fonte de energia, possuem ácidos graxos (gorduras) essenciais e exercem influência no combate a processos inflamatórios. Possuem também importante papel de regulação do nosso metabolismo e na produção de vários hormônios, vitais para a melhora do aproveitamento da atividade física e na manutenção da saúde.

A água possui importante papel de hidratar, repor os diversos sais minerais perdidos na atividade física e regular a temperatura corporal. Sendo a substância mais abundante no nosso corpo (cerca de 70%), deve-se manter uma ingestão constante de água para que o nosso organismo funcione dentro das suas normalidades. Há de se destacar o consumo adequado de água, principalmente durante a prática de atividade física.

O balanço energético alcançado através do consumo de todos os nutrientes mencionados anteriormente contribui para que vários processos hormonais e metabólicos trabalhem a favor do atleta e do praticante de atividade física, principalmente no que diz respeito à melhora da performance e da saúde.

Nessa época do ano todos estão loucos para atingirem o corpo dos sonhos em pouco período de tempo, no entanto, não saia por aí praticando restrição alimentar rígida por conta própria. Caso faça isso, ao longo prazo podem aparecer prejuízos para a sua saúde, com chances aumentadas para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Procure ajuda de um profissional da nutrição, no intuito de melhor uma melhor qualidade de vida.

Referências

Junior, A. H. L. Nutrição aplicada à atividade motora. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, p.45-51, dez. 2011.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário