Voltar a todos os posts

É Natal...

08 de Dezembro de 2008, por Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros

Mais uma vez nos preparamos para a celebração do santo Natal. O nascimento daquele menino frágil, indefeso e que já nasce marginalizado representou um facho de esperança. A preparação é tão importante quanto a festa propriamente dita, por isso a Igreja recomenda aos cristãos que se preparem. Tempo do Advento é tempo de preparação, de arrumar a casa para acolher o Salvador da humanidade.

Como nos preparar? Há duas maneiras de nos prepararmos: a preparação exterior e a interior. A exterior deve ajudar a interior, pois do contrário ela se esvazia e perde seu sentido. Chamamos de preparação externa, a montagem do presépio, a árvore de natal, os presentes para os amigos e familiares. Tudo isso pode ajudar se não ficar só nisso. A preparação interior é aquela que nos leva a vislumbrar o grande mistério da encarnação do Filho de Deus. A novena de natal, a reunião em família, os gestos de partilha e de solidariedade podem nos conduzir a uma verdadeira espiritualidade natalina.

Finalmente, nos primórdios da era cristã o Natal era uma festa pagã, a festa do deus sol, que pouco a pouco foi cristianizada. Não deixemos que suceda o contrário em nossos dias: a paganização do natal. A mentalidade consumista reinante vem transformando a Festa do Natal do Senhor numa festa do desperdício e do consumo. Numa festa de luzes artificiais oscilantes que querem ofuscar a verdadeira luz que vem do presépio, do menino-luz. Convidamos você a contemplar o presépio e haurir dele uma catequese sobre a humildade, a generosidade de Deus e o despojamento. Um Feliz e Santo Natal a todos!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário