Equipe KomiKeto participa esta semana de Competição Nacional


Ciência e Tecnologia

Bruno Carvalho0


A Equipe Baja KomiKeto UFSJ viaja na próxima quarta-feira para Piracicaba (SP), onde participa da 17ª Competição Baja SAE – Petrobrás, entre 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano  de Automobilismo. Essa é mais uma oportunidade de colocar à prova os projetos e protótipos off-road desenvolvidos pelos alunos da UFSJ e compará-los aos das demais universidades do país.

No competição do ano passado, primeira desse nível em que a Equipe KomiKeto participou, alcançou a 19ª colocação geral, configurando-se como a 2ª melhor de Minas e a melhor equipe estreante. Em 2011, os integrantes da equipe estão com um objetivo audacioso: pretendem figurar entre os dez primeiros colocados.

Para isso, importantes melhorias foram feitas no projeto apresentado ano passado. Reduziu-se em 25% o peso do veículo atual em relação ao anterior, passando a utilizar peças fabricadas com materiais de altíssima qualidade, como alumínio aeronáutico, além da nova transmissão do tipo CVT (Continuously Variable Transmission). Esse tipo de transmissão simula uma quantidade infinita de relações de marcha, uma vez que funciona com um sistema de duas polias interligadas de tamanhos diferentes, desenhado e construído pelos próprios estudantes. O veículo 2011 conta também com novo amortecedor mais resistente e eficaz.
“Foram oito meses de estudos e projeto buscando um carro robusto e leve. O resultado dos testes com o veículo são muito animadores, pois além de menos pesado que o modelo anterior ele é mais veloz e possui um torque muito alto” conta, empolgado, o piloto da equipe, Pedro Bachir.

Nesse tipo de competição são realizadas provas estáticas e dinâmicas em que os juízes avaliam se o veículo é seguro, facilmente transportável, e se apresenta manutenção e operação simples. “O projeto é desenvolvido para que seja viabilizada a comercialização fictícia de 4 mil unidades por ano. São considerados outros atrativos ao consumidor itens como visual, desempenho e confiabilidade. É necessário que o baja também seja capaz de vencer terrenos acidentados sem apresentar danos, não requerendo mão-de-obra especializada, com atenção especial à segurança do condutor”, explica o capitão da KomiKeto, Josimar Duque.

“Para concretização do projeto, uma das maiores dificuldades é conseguir aporte financeiro que viabilize os trabalhos. No Brasil, um projeto desses custa em torno de R$ 30 mil. Já nos EUA, as equipes chegam a gastar até cinco vezes esse valor desenvolvendo seus projetos. Mas graças aos nossos patrocinadores conseguimos construir um veículo competitivo e que deverá fazer uma grande competição” comenta Tiago Carvalho Nascimento, responsável pelo gerenciamento e marketing da KomiKeto.

O projeto 2011 foi patrocinado pela UFSJ, Fapemig, Banco BMG, Alltec, Flir, ESSS, NSK, Ciser, Cronos, Solid Minas, Argos, Refricena, Papelaria A Colegial, Facci Bastos e Casa dos Parafusos.
Mais informações sobre a equipe no www.ufsj.edu.br/baja.