Nova incubadora de empresas inaugurada na ilha de Santa Maria, Açores portugueses

Terra natal de João de Resende Costa, fundador da família Resende em Minas Gerais, Brasil.


Especiais

José Venâncio de Resende0

fotoNova edição do jornal O Baluarte de Santa Maria.

A ilha de Santa Maria nos Açores portugueses - terra de João de Resende Costa, fundador da família Resende no Brasil - acaba de inaugurar uma nova incubadora de empresas no seu Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial, que acolhe 26 projetos empresariais, segundo informa o jornal “O Baluarte” (cuja edição impressa de 26 de março acabo de receber em casa). São nove empresas do ramo da indústria alimentar, cinco do segmento das indústrias criativas e 12 ligadas aos serviços como informática, turismo, eventos e construção civil.

Cerca de 2,2 milhões de euros (R$ 12,2 milhões em valor de 09/04/2020) foram investidos no empreendimento “virado para o futuro” da ilha, de acordo com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro. “Este momento fala de futuro e de renovação, fala de nos reinventarmos e de procurarmos as forças que nos podem levar a construir um futuro melhor para todos aqueles que vivem em Santa Maria”, afirmou.

Para esta nova infraestrutura empresarial, foram recuperadas as antigas Oficinas Gerais ligadas à aeronáutica. Este espaço “tem os pés bem assentes na história e na memória desta ilha e vai, a partir daí, construir novas oportunidades de desenvolvimento econômico”, sublinhou Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo destacou a “adesão clara e inequívoca” por parte dos empresários e dos empreendedores a este projeto. Também salientou a adesão de várias instituições ao desafio de estabelecerem parcerias com este Centro. São exemplos o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores – SATA, a NAV Portugal, a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas (RAE-GE), a Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria (LPAZ) e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).

A incubadora está dividida em duas zonas: uma para escritórios, serviços e salas de formação e a outra para indústrias criativas. Também há a possibilidade de realização de eventos de promoção, feiras e exposições.

Queijaria

A primeira queijaria da ilha de Santa Maria entrará em fase de testes neste mês de abril, ficando habilitada a transformar tanto leite de ovelha como de vaca, informou João Ponte, secretário Regional da Agricultura e Florestas, em visita às obras do projeto da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos (ARCOA). Ele acrescentou que os apoios públicos já atribuídos, bem como outros que se seguirão, vão possibilitar concluir a realização de obras de requalificação do edifício onde funcionará a queijaria, bem como a aquisição de equipamentos para a transformação do leite.

O Governo dos Açores está “comprometido com o investimento da primeira queijaria na ilha de Santa Maria, fruto do caráter inovador, qualificador e valorizador da produção agrícola mariense que representa este projeto da ARCOA”, disse Ponte. “A produção de leite de ovelha para transformação em queijo constitui-se como mais um fator de dinamização e inovação na agricultura, potenciando o desenvolvimento econômico deste setor em Santa Maria.”

Para ele, o Governo Regional tem apoiado este projeto, que irá permitir colocar no mercado um queijo diferente e distinto.

A ilha

A ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores (nove ilhas), integrando ao lado de São Miguel e Terceira o grupo de ilhas mais próximo de Portugal continental, segundo o Wikipedia. Tem uma superfície de 97,4 km² e uma população residente de 5.578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco frequesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha.

Esta terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Posteriormente, em fevereiro de 1493, Cristóvão Colombo escalou na ilha no regresso da sua primeira viagem à América.

Entre 1716 e 1718, João de Resende Costa deixou a Vila do Porto, sede da ilha de Santa Maria, em direção ao Brasil. Instalou-se no então território da Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada, na então Freguesia de Prados, município de São João del-Rei, em Minas Gerais. Foi o primeiro Resende a se instalar no Brasil, e seu filho, José de Resende Costa, um dos primeiros moradores do antigo Arraial da Laje, atual Resende Costa.

A ilha é sede de um aeroporto com três pistas e mais de 3km de comprimento, construído pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial para ser utilizado por aviões militares envolvidos na Guerra do Pacífico. Atualmente, recebe voos regulares, além de aeronaves de grande porte.

Em 2008, Resende Costa (Minas Gerais) e Vila do Porto (sede da ilha de Santa Maria) tornaram-se cidades-irmãs (ou geminadas).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário