Novo site ConnheceR aproxima pessoas e lugares


Ciência e Tecnologia

André Eustáquio0

Rafael e Erismar mostram a página do ConnheceR no tablet e no smartphone - Foto Caroline Prates

O advento da internet trouxe inúmeras facilidades aos usuários da grande rede em praticamente todos os segmentos, sejam eles profissionais, culturais, entretenimento etc. As nossas tarefas diárias também se tornaram mais rápidas e às vezes mais eficientes devido aos inúmeros e cada vez mais sofisticados programas de computador, celulares modernos, aplicativos, entre outras tecnologias surgidas no criativo e cada vez mais dinâmico mundo da informática. Atualmente, monitorar a conta bancária, fazer compras, visualizar um exame de laboratório são atividades que podem ser feitas através de um simples toque na tela do celular. O papel e as filas nos bancos estão com os dias contados.  

Além de proporcionar conforto ao usuário em suas atividades básicas, o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à internet, especialmente em sites especializados e redes sociais, têm tornado possíveis, inclusive visitas virtuais aos principais museus do mundo e a muitos lugares fascinantes como bibliotecas, igrejas, teatros, jardins, paisagens urbanas e naturais etc. O internauta pode agora conhecer uma cidade e seus pontos turísticos sem necessariamente ter de sair de casa.

A Atus Tecnologia & Comunicação, sediada em São João del-Rei, criou o site “ConnheceR”, que publica informações de todas as cidades do Brasil, disponibilizando ao usuário da rede o que existe de mais atual em tecnologia. “O objetivo principal do ConnheceR é a divulgação da cultura, da arte e do turismo das cidades do Brasil. No site as pessoas encontram as mais diversas informações sobre as cidades pesquisadas, como galerias de fotos, informações históricas  e localização via google maps. Além disso o projeto oferece a tecnologia do código QR, ou seja, um código de barras, que quando escaneado por um smartphone ou tablet direciona o usuário ao site com as informações daquele ponto ou monumento”, explica Rafael Alves, da Atus.

De acordo com Rafael, a proposta do site é ter nas cidades o código impresso (QR) fixado nas portas dos lugares cadastrados, como museus, igrejas, entre outros pontos turísticos. “Tendo o QR fixado na porta, o visitante pode escaneá-lo e assim obter informações sobre o local”. Outros aplicativos possibilitam ao internauta visualizar fotos em 360 graus: “o visitante pode movimentar a foto e visualizar todo o ambiente ao redor. O sistema de identificação de idioma é automático, portanto, as informações no site são exibidas de acordo com o idioma do computador ou dispositivo do usuário”, esclarece Rafael Alves, que diz ainda: “Existe um tradutor automático para textos que ainda não foram traduzidos, expandindo assim nosso público alvo”.

Os criadores do site partiram do fato de as pessoas quando viajam sempre procurarem informações turísticas sobre o lugar de destino. Onde ir, o que visitar, como se hospedar, o que ver. Todo turista procura por essas informações. “Essas informações estão em muitos lugares diferentes e às vezes a busca é exaustiva e nem sempre se encontra o que procura. O Projeto ConnheceR surgiu do desejo de criar um ambiente simples e de fácil acesso, onde qualquer um pode compartilhar e adicionar informações sobre atrativos turísticos, além de poder contar a história da sua cidade, enviar fotos, comentar e avaliar os lugares, enviar traduções e muito mais. Tudo isso de forma simples e gratuita”, explica Rafael.

O compartilhamento de informações sobre um determinado lugar é uma das opções oferecidas pelo site. “Se uma pessoa faz uma viagem e conhece um lugar interessante, ela pode cadastrar esse lugar no site, adicionar fotos, comentários, avaliações e compartilhar com outras pessoas, criando assim uma comunidade virtual onde o principal objetivo é ConnheceR”, conclui Rafael.

 

Visite o site ConnheceR: www.connhecer.tur.br

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário