Os golpes da era tecnológica


Ciência e Tecnologia

Emanuelle Ribeiro0

O aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, tem sido utilizado como meio de propagação de uma série de campanhas maliciosas. No início de fevereiro, um golpe aplicado prometia um suposto bônus de 15 reais de crédito no celular caso o usuário compartilhasse a mensagem fraudulenta com seus contatos e nos grupos que participa. Mais de 300 mil usuários foram afetados, expondo as vítimas a sites maliciosos que oferecem serviços premium ou instalação de aplicativos suspeitos.

Segundo o advogado especialista em Direito Digital, Alexandre Atheniense, os usuários precisam estar atentos: “Desconfie sempre. Nenhum tipo de oferta como essa, que seja confiável, é enviado pelo whatsapp. Se o destinatário dessa mensagem conseguir validar essa oferta em outros meios que não seja exclusivamente digital fica mais fácil de prosseguir. Agora, se ele não tem outros meios, se a mensagem tem caráter anônimo, desconfie e não clique em links de redirecionamento, pois esse é um golpe repetido, que já acontece via e-mail e que migrou para o aplicativo de mensagens”.

Os golpes apresentam iscas atrativas e fazem com que as vítimas sejam expostas a redirecionamentos maliciosos. A exposição de milhares de usuários aos serviços prometidos traz lucro aos criminosos virtuais. Conforme Alexandre Atheniense, dados pessoais do usuário podem estar sendo roubados: “Esse tipo de golpe é o famoso estelionato, só que agora na era digital. O estelionatário está atrás de senhas e informações pessoais para que possa, com isso, aplicar um golpe. Como o whatsapp não tem um filtro que permita imediatamente remover as mensagens duvidosas e que contém links, o melhor seria que as pessoas não clicassem em link algum”.

Outro golpe tecnológico recente, que tem causado dor de cabeça aos usuários do WhatsApp, é a clonagem de números dos contatos das vítimas. Nele, bandidos invadem a conta de um usuário e passam a pedir dinheiro para amigos e parentes. Nessas situações, o usuário deve ligar para o contato e confirmar a informação. Além disso, falsas mensagens de instituições financeiras também são comuns. Fique atento: bancos jamais fazem atualização de dados enviando um e-mail ou pedindo por telefone.

O JL separou outras boas práticas a serem realizadas na internet: Não responda a qualquer mensagem que lhe prometa dinheiro fácil; Cuidado com falsas instituições e campanhas pedindo doações; Não clique em links e imagens duvidosas; Atenção ao usar dados pessoais como senhas e números de cartões; Caso receba mensagem sobre algum familiar sequestrado, entre em contato diretamente com a pessoa e, caso não consiga, acione a polícia; Cuidado com os relacionamentos online; A loteria não informa os vencedores via internet; Ao comprar na internet procure os antecedentes do vendedor; Por fim, fique atento a anúncios falsos de emprego.

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