Padre Adriano Tércio toma posse na paróquia de Ingaí, Sul de Minas


Religião

André Eustáquio0

Ao lado de dom Célio, padre Adriano apresentou aos fieis sua Provisão de Pároco. Fotos André Eustáquio.

No dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade da Conversão do Apóstolo São Paulo, 25 de Janeiro, o resende-costense padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, 28, ordenado sacerdote em 30 de Maio de 2015, tomou posse como pároco da Paróquia de São Sebastião e São João Batista em Ingaí (MG). A solene celebração eucarística, ocorrida às 19h na igreja matriz de Ingaí, foi presidida pelo bispo da Diocese de São João del-Rei, dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada por 11 sacerdotes diocesanos. O grupo Ministério da Música Som da Alma abrilhantou a celebração.

 Também participaram da celebração o diácono permanente Noel e seminaristas da Diocese de São João del-Rei. A posse do padre Adriano contou ainda com a presença de autoridades de Ingaí, familiares e amigos vindos de Resende Costa, São João del-Rei e Lavras, onde o sacerdote trabalhou como vigário-paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

A paróquia de São Sebastião e São João Batista pertence à Diocese de São João del-Rei e esteve sob a administração dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) durante dois anos e meio. A paróquia possui nove comunidades rurais, onde padre Adriano exercerá, como pároco, seu ministério sacerdotal durante cinco anos, conforme previsto no termo de provisão canônica, lido no início da celebração eucarística pelo padre Marcos Alexandre Pereira, vigário forâneo da Forania de Lavras, à qual pertence Ingaí.

 

O rito. Como sempre acontece nas solenidades de posse de párocos na Diocese de São João del-Rei, dom Célio Goulart explicou detalhadamente os significados de cada momento da celebração. Diante do bispo diocesano, padre Adriano fez a profissão de fé e renovou seu juramento sacerdotal. Dom Célio o conduziu até a pia batismal, confessionário e sacrário da igreja matriz, demonstrando o significado e a importância da missão do sacerdote enquanto pastor do povo de Deus.

Dom Célio, durante a homilia, falou sobre a conversão de São Paulo Apóstolo e o início de suas viagens apostólicas como anunciador de Jesus, aproveitando para destacar a missão do padre Adriano como pároco e pastor: “Apresentamos a vocês o padre Adriano, que vem para evangelizar, anunciar Jesus Cristo. Ele está aqui para fazer o bem”. Dom Célio exortou os paroquianos a apoiar e trabalhar juntos com o pároco: “A comunidade agora tem o compromisso de trabalhar junto com o padre Adriano”.

No final da celebração, o prefeito municipal de Ingaí, Giulliano Ribeiro Pinto (PSDB), deu as boas-vindas ao novo pároco. Em seu discurso, agradeceu a dom Célio o zelo com a paróquia de Ingaí quando a entregou, há dois anos e meio, aos cuidados dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. “Naquele momento o senhor salvou a nossa paróquia. Somos eternamente gratos ao senhor”, disse Giulliano Pinto. Dirigindo-se ao novo pároco, o prefeito municipal disse que simbolicamente entregava-lhe a chave do município: “O senhor é muito bem-vindo e certamente encontrará um terreno muito fértil para trabalhar. Entrego-lhe simbolicamente a chave do nosso município e lhe recebo como a um amigo”.

Padre Adriano deixou a emoção conduzir seu discurso de agradecimento: “Não preparei nenhum discurso, deixei que o coração conduzisse minhas palavras (...) com a minha presença, quero que vocês sintam a presença de Deus. Precisamos dar testemunho de Jesus com os nossos gestos e palavras, por isso conto com o apoio e a amizade de todos vocês”.

 

Ingaí. O município localiza-se no Vale do Rio Grande, Sul de Minas, próximo a Lavras. Sua fundação data de 1846, pelo Capitão Francisco Pinto de Souza e Padre Inácio Franco Torres. A emancipação se deu em 30 de dezembro de 1962. O nome Ingaí originou-se da palavra indígena INGA-YBA, dado a árvore do INGÁ, muito encontrada na região.

Mas de acordo com alguns historiadores do município, existe outra versão para a escolha do nome, tal como consta no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): “Em uma das viagens de D. Pedro II ao município de Luminárias (cidade vizinha), onde residia um conde seu amigo, passou pelo arraial de Pinheirinhos (antigo nome de Ingaí), e viu a quantidade de árvores de Ingá; comentou: ‘Este local deveria receber o nome de Ingaí’. Esta passagem foi tão marcante, que o nome perdura até hoje”.

De acordo com o IBGE, Ingaí tem população estimada em 2.764 habitantes.

 

 

Fonte: IBGE.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário