Resende Costa segue sem nenhum caso confirmado para Covid-19

Os números apontam que o município segue fazendo bem seu dever de casa. Não é hora, portanto, de relaxar as medidas que têm dado certo e afastado o novo coronavírus da cidade das Lajes


Saúde

André Eustáquio0

fotoBoletim Epidemiológico de 22 de abril

No final da tarde da última quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa divulgou nova atualização do Informe Epidemiológico, que apresenta os números de notificações, de exames em análise, casos descartados e confirmados para a Covid-19 no município. De acordo com o boletim, não há nenhum caso confirmado de Covid-19 em Resende Costa. Até o momento, 5 casos de pacientes suspeitos foram descartados após resultados de exames específicos.

A nova atualização do boletim apresenta um ligeiro aumento no número de notificações: 60 - uma notificação a mais do que a registrada no último informe epidemiológico divulgado no dia 20. Vale ressaltar, porém, que de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde, casos com qualquer sintoma relacionado à gripe deverão ser notificados. No entanto, pacientes que apresentarem sintomas mais graves e semelhantes aos da Covid-19 poderão ter material recolhido para exame.

Importância do isolamento social

Minas Gerais vem apresentando um quadro de sucesso no combate ao novo coronavírus em comparação a outros estados do Brasil, como Amazonas, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Pará. Ao todo, o estado contabiliza 1.283 casos confirmados e 47 óbitos. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, um estudo divulgado na última quarta-feira, 22, demonstra diminuição da intensidade de contágio pelo novo coronavírus. “De acordo com o levantamento, o pico do número de casos nas curvas de evolução da doença seria atingido em 03 de junho, quando haveria 3.583 pessoas demandando os serviços de saúde por conta da Covid-19, enquanto na semana anterior eram estimados 4.290 casos ao final do mês de maio”, informou a pasta. Os números foram apresentados em entrevista coletiva virtual concedida na tarde de ontem, na Cidade Administrativa, pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e pelo secretário adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral.

O isolamento social e a colaboração da população têm sido fatores decisivos para o sucesso, até agora, de Minas Gerais no combate ao novo coronavírus. “Veja o caso de Belo Horizonte, que eu acho exemplar para nós. A prefeitura tem sido implacável na questão do isolamento social e isso tem contribuído para que Belo Horizonte não tenha aquela avalanche de casos, como em outras cidades grandes”, destaca o clínico geral e sanitarista, Luiz Antônio Pinto, que é também membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Resende Costa.

Doutor Luiz chama atenção para a importância da continuidade do isolamento social. De acordo com ele, o fato de o município não ter, até agora, nenhum caso confirmado para Covid-19 é fruto de medidas tomadas pelo comitê e também do apoio da população. “Acredito que o trabalho do Comitê de Enfretamento ao coronavírus em Resende Costa vem dando certo. Basta ver que nós não temos nenhum caso confirmado. Isso significa o quê? Mesmo que o vírus possa estar circulando entre nós, com as medidas definidas pelo comitê, nós não notificamos nenhum caso positivo e nenhum óbito. Isso reflete necessariamente as medidas de distanciamento e do isolamento social que a gente sabe que são os pilares para podermos evitar que a pandemia se instale aqui na cidade. Além de outras medidas, como higienização e uso de máscara. É importante destacar que o comércio tem colaborado. Todos têm colaborado. A gente sabe que todos perdem com isso. Evidentemente, eu perco, o comércio perde, a cabeleireira perde, a academia perde, o seu jornal perde, enfim, todos vamos perder financeiramente com isso. Mas é o preço que se paga para que a gente não tenha aqui cenas como aquela de Manaus, por exemplo (hospitais saturados, sepultamentos em valas comuns, pacientes morrendo sem atendimento) ”, diz Luiz Pinto.

Flexibilização

Governadores de oito estados e do Distrito Federal anunciaram nos últimos dias a flexibilização da quarentena. Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) prometeu para a próxima semana o envio aos prefeitos dos 853 municípios mineiros de um protocolo de flexibilização do isolamento social. De acordo com o governador, a reabertura da economia no estado será feita de forma ‘gradual, segura e criteriosa’.

Romeu Zema ressaltou que a decisão de flexibilizar o isolamento social será dos prefeitos, levando em consideração a realidade de cada local. “O que estarei fazendo em Minas é um protocolo que vai orientar cada prefeito que quiser liberar algumas atividades em suas cidades, inclusive, citando aquelas que são prioritárias e as menos prioritárias, mencionando áreas do estado onde há mais ou menos disponibilidade de leitos de UTI, informando, diariamente, a quantidade de novos casos e como está a curva da sua cidade ou região. Desta maneira, queremos estar conduzindo a reativação gradual, responsável e segura das atividades econômicas”, disse Zema, em entrevista ao canal CNN Brasil.

Paciência

O médico Luiz Antônio Pinto pede paciência à população de Resende Costa e frisa que o isolamento social continua sendo necessário. “É preciso um pouco de paciência. A gente está entrando na fase aguda e grave da epidemia. Portanto, é momento de reforçar o isolamento social e o uso de máscaras. Importante pedir isso para a população, que precisa nos apoiar neste momento. É só assim que a gente pode evitar que a pandemia se espalhe por aqui”, disse Luiz.

De acordo com o médico e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, as medidas tomadas até agora no município estão obtendo êxito. “É importante manter (o isolamento social). A população e o comércio precisam colaborar. Eu acho que está dando certo. E como a gente está nesta fase de agravamento da pandemia no Brasil – observe os números – mais do que nunca é necessário frisar a palavra de ordem: ‘fique em casa’. É só assim que a gente vai conseguir atravessar essa fase mais grave da pandemia; é só assim que a gente vai evitar que ela se instale em Resende Costa e traga consequências desastrosas para nós e para as pessoas que a gente convive e das quais a gente gosta”, conclui dr. Luiz Antônio Pinto.

Análise da notícia

Em carta divulgada ontem na página oficial da Prefeitura no Facebook, o prefeito Aurélio Suenes (PSD) elogia os profissionais de saúde do município envolvidos no combate ao novo coroanvírus e pede aos resende-costenses que continuem colaborando. “Resende-costenses, conto com a compreensão de todos para que sigam as recomendações nesse momento. Só assim, continuaremos sem registrar casos da Covid-19 e conseguiremos passar imunes por essa pandemia. Sei que não é fácil e que a questão financeira pesa nesse momento, afinal todos precisamos trabalhar. Mas sua saúde deve estar em primeiro lugar e, se permanecermos unidos, tudo isso será superado. Por isso, agradeço também a você que entende a gravidade da situação e está fazendo sua parte e, ainda, àqueles que podem nesse momento ajudar a quem mais precisa. Fiquemos firmes, unidos e com esperança, pois nenhuma tempestade dura para sempre”, escreveu o prefeito Aurélio.

As estatísticas de Resende Costa que apontam nenhum caso confirmado para o novo coronavírus refletem, como destacou o médico Luiz Antônio Pinto, o bom trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município. A população e o comércio também vêm fazendo a sua parte de forma exemplar. No entanto, já se percebe certa movimentação na cidade pedindo a reabertura do comércio. Não é momento para isso. O foco deve ser o combate à pandemia e, especialmente, não deixar que ela atinja a população de Resende Costa, colocando em risco de colapso o nosso sistema de saúde.

A decisão do poder público de flexibilizar o isolamento social não pode estar submetida a pressões externas vindas do comércio ou de políticos. Ela precisa estar totalmente amparada em estudos técnicos e chancelada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Uma decisão precipitada pode jogar por terra todo o bom trabalho que foi feito até agora (A.E.)

Fontes: Portal UAI/Estado de Minas; Secretaria de Estado de Saúde (saude.mg.gv.br)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário