Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo


Saúde

Vanuza Resende0

De 18 a 22 de fevereiro, aconteceu a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. O Brasil está entre os dez países do mundo, levando em consideração a área da população, que mais consome e abusa de álcool.

O indivíduo que compromete o lado pessoal e social em consequência do abuso da bebida é considerado alcoólatra. Saber a hora de parar de beber e não exceder na quantidade é um desafio para muitas pessoas. Como é sabido, a diferença do remédio para o veneno está na dose. O médico clínico geral Paulo Cezar Fortuna Dias falou sobre as fases da dependência alcoólica: “O indivíduo começa a beber moderadamente, depois tem a necessidade de beber todos os dias e posteriormente ele cria a dependência, ou seja, ele já levanta de manhã com tremores, desanimado e sente necessidade logo pela manhã de começar a beber. Quando chega a essa fase, a pessoa se tornou um dependente alcoólico”.

O médico classifica os ricos para a saúde como “danosos” e alerta que além do dano fisíco, tem o dano moral. “Quem tem um alcoólico na família sabe como é difícil lidar com essa situação. Muitas vezes se associa a falta de caráter com o vício, pela falta de conhecimento de que isso é uma doença e que precisa de assistência. Em vários casos, necessita-se de uma internação para desintoxicação como qualquer outra droga. O álcool é uma droga”. Além de causar problemas ligados à saúde, há os problemas da disfunção hepática, distúrbios digestivos e alteração da coagulação. O álcool causa 50% dos acidentes de trânsito, segundo o Detran.

Paulo Cezar alerta para os cuidados no convívio com um dependente. “Não adianta ser agressivo com o alcóolatra. É preciso ter coomprensão e investigar as causas”. Ainda de acordo com o médico, causas familiares e hereditárias devem ser levadas em consideração ao se iniciar o tratamento.

Os Alcoólicos Anônimos (A.A) constituem um grupo que auxilia várias pessoas a se recuperarem do alcoolismo. Homens e mulheres se reúnem para troca de experiências, que envolvem força e esperança, no intuito de resolver os problemas advindos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.  

Em Resende Costa existe o Grupo Vida Nova, ativo há várias décadas, que se reúne todas às quintas e sábados, das 19h30 às 21h30 no Salão da Sociedade São Vicente de Paulo, na Praça Mendes Resende, número 150. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Não são cobradas taxas ou mensalidades.

R.R, membro do grupo, fala sobre o trabalho: “Somos um grupo sem fins políticos ou religiosos. O nosso único objetivo é ajudar no combate ao vício.” R.R completa dizendo sobre o funcionamento do grupo: “Da porta para fora você pode ser médico, advogado, professor, padre ou qualquer outro profissional. Mas nas reuniões você será apenas alguém que vai compartilhar suas histórias, ajudar e ser ajudado. Somos todos iguais, não existe nenhuma autoridade em nossas reuniões”.

Além do Vida Nova, existe outro grupo que também faz reuniões em Resende Costa. O grupo Salva Vidas, nas quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Centro de Pastoral Paroquial (CPP).  Um familiar de um alcoólatra, que preferiu não se identificar, comentou sobre a importância do acompanhamento profissional e a participação dos familiares na recuperação da doença: “O viciado tende a se tornar uma pessoa egoísta, que enxerga apenas os seus problemas e usa a bebida como solução para a sua fraqueza. Por isso, é importante um acompanhamento profissional e a participação em grupos de autoajuda para se recuperar”.

Para o médico Paulo Cezar Dias, além do tratamento médico, é muito importante o apoio do AA. “Ele (dependente) vai conviver com pessoas que viveram a mesma experiência, o mesmo drama e que conseguiram sair. Vai ouvir histórias e entender que o motivo que o leva a beber não é pior do que o de outras pessoas”. O médico afirma que o dependente deve procurar apoio psquiátrico, neurológico, além de amparo clínico para se recuperar dos danos que o álcool causaou em seu organismo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário