Vai tentar algum concurso neste ano? Fique atento às orientações


Especiais

Emanuelle Ribeiro0

Após um ano de 2016 com poucos concursos abertos, a temporada atual deve oferecer mais oportunidades para os concurseiros. Porém, 2017 será dos concursos públicos estaduais e municipais.  O número de vagas previstas em órgãos estaduais e nas prefeituras das capitais chega a quase 20 mil. São mais de cinco mil municípios no país, o que gera uma grande possibilidade em relação aos concursos. Muitas vezes, por serem mais localizados, são concursos de menor visibilidade, mas nem por isso menos atrativos. Até porque a concorrência pode ser até menor.

Quanto aos concursos maiores, os interessados devem ficar de olho no IBGE, que deve realizar o Censo Agropecuário, em que o órgão foi autorizado a contratar até 82.203 profissionais. Os Correios suspenderam um concurso para 2 mil vagas de agente em 2015, que deve ser retomado a qualquer momento. Além disso, está pendente concurso para 710 vagas na Agência Nacional de Transportes Terrestres e seleção para 1.107 vagas de auditor fiscal de trabalho, no Ministério do Trabalho.   Há ainda pedido do Ministério da Fazenda de concurso público unificado com a Receita Federal para vagas de assistente e analista.  O problema é que o Ministério do Planejamento não prevê concursos federais para este ano. Então, o melhor é aguardar, mas sem deixar de estudar.

Em Minas Gerais, fique atento, pois a Assembleia Legislativa deve lançar edital de concurso em breve. É possível que haja, também, prova para Guarda Municipal de Belo Horizonte, como adiantou o prefeito Alexandre Kalil.

O JL conversou com a professora especialista em concursos, Flávia Rita, e separou algumas dicas para você:

“O primeiro passo é fazer um planejamento de estudo de médio prazo. Selecione os concursos que tem interesse e que acredita ter mais chance e comece a estudar pelas disciplinas básicas, as que não têm chance de serem alteradas. Para a maioria das provas, as disciplinas básicas são português, direito administrativo, direito constitucional, informática e raciocínio lógico. Se o aluno começa uma preparação com antecedência para essas questões básicas, ele dá um passo muito largo para a aprovação. Estudar às vésperas do edital não é o ideal. Pode funcionar para uma ou duas pessoas, mas é exceção. Outro assunto que não pode ser trabalhado a curto prazo é a redação. Uma pessoa não consegue aprender a escrever bem, com clareza, ter propriedade argumentativa em um curto espaço de tempo. Vários concursos conhecidos cobram redação – texto dissertativo padrão. É preciso, ainda, ler atualidades. Agora, para aqueles que não conseguiram estudar com antecedência, sugiro pedir ajuda de um profissional da área para fazer um cronograma específico, considerando seu horário disponível para estudo, o tempo gasto com cada disciplina e procurar os conteúdos mais relevantes para o concurso em questão. A organização e a disciplina são essenciais. O maior erro cometido pelas pessoas é começar a estudar e parar. Concurso público é uma fila: toda vez que você sai, quando volta tem que ir para o final da fila. Então, a receita é: estude durante todo o ano, ao menos três vezes por semana, e não desista. É possível estudar com baixo investimento, pois existem várias possibilidades gratuitas na internet, caso você não tenha tanto dinheiro para investir. Por fim, destaco que a preparação emocional é tão importante quanto a intelectual. Mantenha-se equilibrado!”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário