O Verso e o Controverso

O Sínodo da Amazônia

12 de Novembro de 2019, por João Magalhães 0

Já pela escolha do nome, o papa Bergoglio concentra, atualiza e vivifica o espírito de São Francisco de Assis que incorporou e cumpriu a meta da encarnação de Jesus: “Eu vim para tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo10,10). A maravilhosa encíclica Laudato si’ (em português: Louvado sejas) resume sua Pastoral: uma Igreja-povo profundamente integrada na sua ambiência que é avida em sua infinita manifestação e variação.

Em 1965, ano de conclusão do Concilio Vaticano II, no chamado “Pacto das Catacumbas de Santa Domitila”, 500 bispos, reunidos numa celebração eucarística, pactuaram por uma opção preferencial pelos pobres e por sua libertação. “Todas as grandes maldades do mundo são por causa do dinheiro: é a corrupção, é o roubo, guerras, conflitos. São mentiras. Tudo para juntar dinheiro, para ganhar dinheiro às custas de qualquer coisa. O dinheiro é o grande inimigo de Jesus, pois você não pode servir a Deus e ao dinheiro”, palavras do cardeal dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e relator do Sínodo, na renovação do Pacto das Catacumbas, ampliando-o para “Pacto das Catacumbas pela Casa Comum”.

O papa Francisco convocou o Sínodo da Amazônia (do grego “sin”: junto, “odós”: caminho), realizado no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro, para aprofundar, debater, aconselhar e orientar a Igreja Católica da Amazônia quanto aos amplos problemas da região. Caminhando juntos para resolvê-los.

A pauta da grande reunião, com participantes oficiais e convidados especialistas,  previa  estudo e análise de muitos pontos, como a complexa situação das comunidades indígenas e ribeirinhas e os povos isolados; a exploração internacional dos recursos naturais da Amazônia; a violência, o narcotráfico e a exploração sexual dos povos locais; o extrativismo ilegal e/ou insustentável; o desmatamento; o acesso à água limpa e ameaças à biodiversidade; o aquecimento global e possíveis danos irreversíveis; a conivência de governos com projetos econômicos que prejudicam o meio ambiente.

O relatório final do Sínodo, elaborado em cinco capítulos e 120 parágrafos, é um documento esperançoso que enfatiza e atualiza a autêntica Teologia da Libertação. Com profundas raízes teológicas no movimento-Jesus, embasa uma prática pastoral missionária para a pan-Amazônia. Os títulos dos capítulos e de seus parágrafos dão uma ideia de sua importância. Alguns destaques de cada capítulo:

1 - Amazônia: da escuta à Conversão Integral. A voz e o canto da Amazônia como mensagem de vida, o clamor da terra e o grito dos pobres (indígenas, camponeses, ribeirinhos, afrodescendentes, migrantes) são apelos para uma conversão integral: “uma leitura orante da Palavra de Deus”. Igreja com o rosto amazônico e missionário. Os desafios da inculturação e da interculturalidade.

2 - Novos caminhos de Conversão Pastoral. Uma Igreja samaritana: referência ao diálogo de Jesus com a samaritana (Jo 4) e ao bom samaritano (Lc 10,29-37); madalena, que se sente amada e reconciliada, anunciando com alegria e convicção o Cristo crucificado e ressuscitado; mariana, gerando filhos para a fé, educando-os com carinho e paciência e aprendendo com as riquezas dos povos. Uma Igreja servidora, kerigmática, inculturada no meio dos povos. 

3 - Novos caminhos de Conversão Cultural. Conversão cultural: que o outro aprenda com o outro. O outro, que são os povos originários da Amazônia com suas tradições, lendas, práticas religiosas, festas, costumes, sobretudo trato com a natureza e valores de reciprocidade, solidariedade, sentido comunitário, igualdade, família, organização social e sentido de serviço.

4 - Novos Caminhos de Conversão Ecológica. Uma Ecologia Integral, holística. Cuidar da Casa Comum, ou seja, da vida do planeta e dos seus habitantes. Pecado Ecológico: “Uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o ambiente”. 

5 -  Novos caminhos de Conversão Sinodal. Relevando muito o papel da mulher na pastoral da Igreja, máxime na Amazônia, os sinodais anseiam: “Gostaríamos de compartilhar nossas experiências e reflexões com a Comissão [estuda a pedido do Papa o diaconato permanente para a mulher]. Esperamos seus resultados.”

Ante a enorme carência de sacerdotes nas comunidades, o Sínodo sugere a ordenação sacerdotal de homens idôneos e reconhecidos da comunidade, que tenham um diaconato permanente fecundo e recebam uma formação adequada, podendo ter família legitimamente constituída e estável, para sustentar a vida da comunidade cristã mediante a pregação da Palavra e a celebração dos sacramentos nas zonas mais remotas da região amazônica.

Um Sínodo assessora. O papa decide e comanda.

“Nações em época de desvario”

15 de Outubro de 2019, por João Magalhães 0

A leitura de um texto de Luiz Felipe D´Avila, com o título acima (O Estado de S. Paulo 29/08/19 A2), motivou-me este diálogo com o leitor.

Desvario: “ato de loucura, delírio, alucinação, desacerto, desatino, extravagância, desvairamento” (Dicionário Aurélio). O desvario costuma trazer consequências funestas para a própria pessoa, família e sociedade. Quando o desvairador tem séquito, tem carisma, tem magnetismo, carrega consigo um perigoso poder social. Quando investido de poder político, então!

Basta folhear algumas páginas da História para alguns exemplos. É o caso de alguns imperadores romanos, como Calígula; de alguns reis, como Jorge III da Inglaterra, interditado pelo Parlamento em 1810; D. Maria I, avó do nosso D. Pedro I, declarada louca em 1792; e de alguns modernos, como Hitler e tantos outros.

Os desvarios têm uma escala de gravidade, desde uma imensa vaidade, o deslumbramento, até a doença mental com delírios, megalomanias, mitomanias etc. O deslumbramento, o narcisismo exibitório de poder, o instinto messiânico, frequentemente, levam ao populismo, quando não ao popularesco. 

A linguagem dos desvarios também é ilimitada. Vai de uma retórica hipnótica, ou gritante, trajes e visual apelativos etc. à criação ou apossamento de inumeráveis símbolos, ora sublimantes, ora satânicos. Recentemente, setores representativos da comunidade judaica brasileira manifestaram preocupação com o crescente uso de símbolos do Judaísmo por alas mais conservadoras dos evangélicos, incluindo o presidente Bolsonaro segurando a bandeira de Israel na “Marcha para Jesus”.

Hodiernamente, como diz D´Avila, “populistas aprenderam a usar as mídias sociais e a imprensa para se conectarem com seus eleitores por meio de uma retórica chocante e de um comportamento vulgar e teatral. Quanto mais suas grosserias são propagadas, maior a sua popularidade entre a tribo que lhe dá voto e apoio. Uma retórica de boçalidade que encanta ogros e deixa estupefatas as pessoas sensatas”.

É inquietante porque o fenômeno do populismo chega agora a um grau quase epidêmico. Basta acompanhar a troca de governos pelo mundo afora. Há uma caminhada cada vez mais numerosa para a ditadura pelo voto. Seu efeito corrosivo desestrutura países, abala a fé nas instituições democráticas, dribla leis. O “messias”, uma vez coroado, raramente deixa o poder pelas vias democráticas. Ou seja, voto livre, gratuito, sem indução e manipulação, irrestrito, sem moralismo, laico etc.

Novamente D´Avila: “Não vamos sucumbir aos males do populismo se tomarmos três providências. Primeiro, manter a sociedade mobilizada em torno das reformas e pressionando o Congresso e o governo para aprová-las. Segundo, contar com o papel responsável do Parlamento e do Judiciário para atuarem como contrapeso e impedirem que a retórica do desvario se torne política pública, ou seja, capaz de criar mecanismos para enfraquecer o papel das instituições democráticas. Terceiro, a imprensa séria deveria focar nos fatos, dados e evidências e ignorar a retórica vazia e sensacionalista para evitar a retroalimentação da narrativa populista. Seguindo esses três mandamentos, atravessaremos o reinado do desvario, incólumes.”

“O jornalismo poderia contribuir para combater o populismo se focasse sua atenção mais nos fatos do que na retórica; se debatesse mais as medidas que estão sendo votadas, aprovadas e implementadas no Parlamento e no governo e ignorasse o discurso populista”, reforça D’Avila.

Há que se criar anticorpos sociais e o antídoto, acho eu, é robustecer a democracia, fortificando as instituições verdadeiramente democráticas, educando permanentemente para a cidadania e mobilizando a sociedade em torno das reformas do Estado.

E, acima de tudo: o Ser Humano! É o que penso. E você?

Setembro amarelo e a morte autoinfligida

17 de Setembro de 2019, por João Magalhães 0

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde (OMS) criaram em 2003 o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – dia 10 de setembro – com o objetivo de prevenir o ato, por meio de estratégias de trabalho com os países que participam da OMS.

 

Por que a cor amarela? Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou. Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike. E a mensagem foi se espalhando mundo afora. O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio fita amarela, ou yellowribbon, em inglês.

 

Por que as pessoas se matam? Resposta difícil. As causas são inúmeras e multifatoriais: propensão genética, distúrbios emocionais, transtornos psiquiátricos, traumas familiares, bulling generalizado e muitas mais. O ato decisivo, ou seja, o aperto do gatilho, pode ser motivado por uma causa, ou mistura de várias. Cada suicida tem seu histórico.

 

Crescem os casos. A maior frequência continua entre os idosos, mas observa-se um aumento significativo na faixa jovem. As crescentes estatísticas apontam para um caso de saúde pública muito sério. Portanto, a prevenção é muito importante.

 

Como prevenir? O psiquiatra Jairo Bouer resume: “Para prevenir o suicídio é fundamental quebrar tabus em relação à saúde mental, fazendo pessoas e familiares reconhecerem problemas emocionais graves e quadros psiquiátricos, como depressão, esquizofrenia e abuso de substâncias como ameaças concretas à vida. Essa questão é ainda mais sensível na população masculina, em que cobranças sociais e a margem para lidar com eventuais crises são tão estreitas. O desafio é vencer o silêncio que cerca a vida emocional de boa parte de nós. É importante estar alerta e oferecer suporte para quem precisa.”

 

Assunto tabu. Ainda permanece em nossa sociedade a ideia: quem vai a psiquiatra é doido. Há que se desfazer tal conceito. E a voz agora é do doutor Paulo Chapchap, referência mundial em transplantes de fígado e diretor do complexo hospitalar Sírio Libanês, em São Paulo, comentando a contribuição do fator emocional para a doença: “Estamos em uma época em que poderíamos falar em epidemia de doenças mentais, distúrbios de ansiedade e de depressão. O uso de remédios para isso é cada vez maior. Sabe-se que o índice de suicídios vem aumentando em algumas sociedades, em especial entre jovens. É preciso lidar com isso de forma mais preventiva, quanto ao distúrbio e também quanto à consequência do distúrbio. Às vezes isso leva à perda de vidas por falta de tratamento adequado.”

Quanto ao tratamento adequado, cabem perguntas: Quantos psiquiatras atendem pelos planos de saúde? “Onde no Brasil você consegue marcar consulta com psiquiatra em menos de três meses na rede pública?” (Pergunta do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 2016). Onde você encontra pronto atendimento em psiquiatria? Quantos têm condições financeiras de comprar os remédios psiquiátricos, a maioria muito caros?   

Voltando à prevenção e “pósvenção”, entendendo por “pósvenção” a preocupação com os familiares e conviventes após a tragédia, acredito que atuações positivas de grupos presentes nas redes sociais, como, por exemplo, no Facebook, no WhatsApp etc., ajudam muito. Trata-se de usar a mesma arma contra influências negativas do mesmo jaez.

Por fim, mais uma estatística: 2017, Estados Unidos:  39.733 mortes por arma de fogo (Viva! Vamos liberá-las!). Destas, 60% suicídios, portanto: 23.839! Em 3 anos, os assassinatos por armas cresceram 32% e em uma década os suicídios cresceram 41%. O malogro de suicídio por arma de fogo é bem mais difícil de acontecer. Portanto, favorecer armas é colaboração. Pode ser indireta, mas é.

O psiquiatra João Romildo Bueno informa: “Cerca de 70% das pessoas avisam de alguma forma que vão tentar se matar.” Ficar alerta para alguma sinalização de tal tipo, mobilizar e agilizar sistemas de ajuda, é uma atitude humanitária de extrema grandeza.

É o que penso. E você?

Centenário do Assis Resende

13 de Agosto de 2019, por João Magalhães 0

Lembrar do “Assis Resende”, nossa centenária escola, é recordar-se dos 7 ou 8 anos de idade até mais ou menos os 12. No meu caso, é recordar do Tijuco como um pequeno povoado. Uma fileira de casas – a maioria muito pobre – dando frente para um arruado de terra que ia do açude ao marisco e o fundo para o córrego que fornecia água para o consumo, lavagem de roupa e aguar as hortas. Ladeando as duas estradas paralelas a de automóvel e a de carro de boi os campos de gabirobas e marmeladas. (Cadê as marmeladas? Extinguiram-se?) 

Para nós da roça, o que o Tijuco praticamente era, o Grupo Escolar Assis Resende significava nosso principal contato com a cidade. A “Vila”, como se dizia então.

A convivência por quatro anos na escola ampliava nossa socialização, pois, criávamos amizade com colegas da cidade. A vida urbana deles nos atingia e vice-versa. Eles nos aculturavam quanto às novidades, às modas e nós quanto às práticas da roça, como nadar nos córregos, montar a cavalo, fazer arapucas, pescar, achar e criar filhotes de cocota, etc. E o Assis Resende era o grande ambiente para essas trocas e tratativas.

Essas reminiscências cobrem os anos de 1948 até 1951. Turma marcada para nós, pois ficamos os quatro anos juntos, com a mesma professora, dona Maria Ivone Sousa, filha do Alcides Sousa.

Jovem excelente professora: minha primeira homenagem neste centenário. Inesquecível enquanto eu tiver memória. Em minha ordenação sacerdotal, aqui em Resende Costa, em 1964, não pôde vir, mas enviou-me de lembrança um belíssimo estojo para missa em altares portáteis, comigo até hoje. Nele: cálice, patena, teça e pequena ânfora para hóstias e vinho consagrados. Todos com o interior banhado a ouro, conforme mandavam as normas canônicas.

Excelente também o ensino. Tanto que, em 1952, entrando para o seminário – oeste do Estado de Santa Catarina – feitos os testes, fui dispensado do curso de admissão ao ginásio, muito exigido naquela época.

Mais um exemplo: hoje, se se pedir uma análise sintática de uma oração, os alunos do ensino médio terão dificuldade em fazê-la. Saíamos do Assis Resende fazendo-a com facilidade. O nome antigo era análise lógica.

Não se aprende latim sem dominar análise sintática. Primeiro ano do ginásio. Aulas de latim já começadas. Eu, perdido, nada entendendo; mas demorou pouco, pois quando se explicou, por exemplo, que o sujeito da frase vai para o caso nominativo e o objeto direto para o caso acusativo, etc., foi um salto. Como sabia análise sintática na ponta da língua, o estudo do latim foi um prazer.

Minha segunda homenagem, nativa de minha memória, vai para dois zeladores da nossa escola, agora secular. Inolvidáveis, acho eu: Donana do Zé Reis e Geraldo Porteiro.

 

Donana.  Mãe protetora dos menores, sobretudo de nós, pobres, da roça. Às vezes, era um pouco nervosa, mas sempre disponível para resolver qualquer problema.  Eunice do Duque, colega de turma, vigorou minha memória, lembrando-se de quando a Donana começou a fazer doce de leite para passar nos pãezinhos servidos aos alunos da caixa (à qual, aliás, nunca pertenci).

 

Geraldo. Era um factótum na escola. Abria portões e portas, daí a alcunha que o perpetua na cidade: Geraldo Porteiro. Atividade intensa, pois abria a escola cedinho para o primeiro turno e ficava até fechá-la no fim do segundo turno, que era o nosso, alunos da roça. Fazia de tudo, desde a arrumação e limpeza, consertos em geral, até mimeografar provas para os professores. Cuidava, sobretudo, da disciplina de nós moleques. Enérgico, mas sempre educado. Nunca violento. Ia à cata dos fugitivos. De vez em quando, fazia uma ronda pelas lajes da cadeia (hoje lamentavelmente fechadas), onde alguns gazeteiros se escondiam! Apontava nossos lápis. Apanhava frutas das ameixeiras do pátio e distribuía para nós...

Donana do Zé Reis e Geraldo Porteiro, aquele abraço!

Fiapos de minhas lembranças. Você que estudou lá, certamente terá as suas.

Falando de Ansiedade

16 de Julho de 2019, por João Magalhães 0

Final de maio último, realizou-se na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), em São Paulo, um fórum com profissionais de diversas áreas com o lema: “Precisamos falar sobre ANSIEDADE”. Doutor Luiz Vicente Figueira de Mello, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, enfatiza a importância desse encontro: “A ansiedade nos prepara para os desafios do dia a dia e nos alerta dos perigos. Esse ‘serviço’ da natureza começou a desandar, no entanto, quando o ser humano passou a utilizá-lo a todo momento, sem controle. Alguém permanentemente ansioso perde a liberdade de ação e precisa de tratamento.”

Modernamente, a sociedade cria uma intensa atmosfera de ansiedades. Desemprego, trabalho precário, relacionamentos falsificados, criminalidade, acidentes climáticos, redes sociais, preconceitos e tantas coisa mais. Essas pressões vindas de todos os lados afetam a vida das pessoas, sobretudo das geneticamente predispostas. Um aviso de quem estuda o assunto: de uma situação de profunda ansiedade para a depressão é um pulo.

Concordando com o enunciado de um laboratório: “Ansiedade. Quando começa a incomodar, é hora de buscar ajuda. Ansiedade é considerada o mal do século. Precisamos ficar atentos para quando alguém precisar de ajuda. Precisamos estar atentos se nós mesmos precisarmos.” O doutor Daniel Martins de Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, fala o mesmo: “Quando a ansiedade começa a mandar em você, é hora de buscar ajuda.”   

Segundo o doutor Neury Botega, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com 37 anos de psiquiatria, antigamente não se viam jovens sofrendo sobre problemas de adulto. “Hoje, trato criança com síndrome do pânico.” Disse também que o drama não para por aí.  Em situações extremas, a vítima perde a esperança na vida e sua visão de futuro se estreita. “Se até Deus me abandona, pensa o paciente, o suicídio acaba sendo em sua cabeça a única saída.”

E mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. No entanto, permanece bem arraigado o tabu quanto ao uso de medicamentos psiquiátricos. Na cabeça de muita gente, ainda está: quem vai a psiquiatra é doido!

Novamente o doutor Daniel: “As duas frases que eu mais ouço na clínica são ‘eu não queria tomar remédio’, na primeira consulta, e ‘eu não queria parar de tomar os remédios’, na consulta seguinte. A gente tem muita resistência porque existem muitos mitos: ficar viciado, bobo, impotente, engordar.”

Acho que é bom identificar os tipos de ansiedade, definidos pela Associação Americana de Psiquiatria. Afinal, ninguém deve julgar-se livre deles. É importante para que o tratamento seja adequado.

1.  Transtorno de Ansiedade Generalizada: Preocupações excessivas e duradouras (pelo menos 6 meses) com as atividades da vida. Causam sofrimento e prejuízo na vida profissional, social, familiar. Inquietação, nervosismo, cansaço, irritabilidade, falta de concentração, tensão muscular, insônia.

2. Mutismo Seletivo: Em contextos sociais, situações de conversa, a pessoa não fala nem responde. Devido à ansiedade, costuma apresentar dificuldade no expressar-se ou até fracassa, sobretudo ao dirigir-se a algum público.

3. Transtorno de Ansiedade de Separação: Medo ou grande ansiedade de separar-se de pessoas, animais, objetos e locais aos quais se é muito apegado.

4. Transtorno de Pânico: Surto de pavor, acompanhado de palpitações, taquicardia, sudorese, tontura, sensação de asfixia, dores no peito, calafrios, náuseas, medo de morrer, de enlouquecer.

5. Fobias Específicas: Medo quase incontrolável frente a objetos ou situações: altura, bichos, sangue, locais fechados etc.

6. Transtorno de Ansiedade Social: Quando a pessoa passa por situações de avaliação ou julgamento por parte de outras pessoas. Testes, por exemplo.

7. Agorafobia: Uma insegurança desproporcional ao perigo ou até pavor quando se está num local com muita gente.

8. Transtorno de Ansiedade induzido pelo uso de substâncias: Acontece pelo uso exagerado de substâncias: drogas, álcool, cafeína, anfetamina etc. Conforme o grau da ansiedade provocada, pode sobrevir o pânico.

9. Transtorno de Ansiedade devido a outra condição médica: Por exemplo, uma expectativa de gravidade ao surgir alguma doença ou uma intervenção médica de risco.

E há também outros transtornos que não se enquadram nos especificados acima.

 

(Fonte: O Estado De S. Paulo 5/6/19 – promotor do fórum)