Conheça o Open Finance


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Se 2020 foi o ano do Pix, 2021 já é inegavelmente o ano do Open Finance, novo sistema integrado do Banco Central (Bacen). Mas afinal, o que significa o termo? Na prática, ele se refere ao Sistema Financeiro Aberto. Isto é, ao fluxo livre de informações bancárias entre diferentes instituições – desde que e somente se o dono delas permitir. Ou seja: você, que é autônomo para escolher para onde vão seus dados e preferências.

A proposta é facilitar a relação entre público e as cooperativas, os bancos ou prestadores de serviços.

Vamos explicar melhor. Se você é cliente em um banco e está cansado das taxas cobradas, das dificuldades em obter crédito e do atendimento frio, pode iniciar um relacionamento sério com a nossa cooperativa de um jeito muito mais fácil, sem uma enxurrada de documentos. Basta permitir que seus dados, seu histórico financeiro, sejam compartilhados conosco.

E mais: a partir deles, incluindo renda, pagamentos, empréstimos, limite de crédito, etc, poderemos conhecer seu perfil com mais praticidade, oferecendo soluções adequadas aos seus interesses e às suas necessidades. “Quem é cooperado já entende sobre poder de decisão. Agora, com o Open Finance, esse poder ganha um novo significado: o de poder avaliar e escolher, com mais clareza, a instituição financeira mais justa”, explica o Sicoob no seu site oficial.

Confira outras perguntas e respostas que podem ajudar.

 

1 – Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Banco Central (Bacen), ao anunciar um novo sistema meses atrás, mencionou o Open Banking – isto é, a integração de informações entre bancos, cooperativas e fintechs. Agora, a novidade é mais abrangente e inclui corretoras, companhias de câmbio, etc. Assim, o Open Finance é a evolução do Open Banking, promovendo transparência e alto poder de escolha a você.

 

2 – Meus dados estarão seguros?

Sim. Para começar, você escolhe o tempo todo se, quando e com quem compartilha suas informações. Pode até suspender essa troca de dados quando desejar. Além disso, todas as instituições que aderirem ao Open Finance junto ao Bacen devem cumprir requisitos que garantam autenticidade, segurança e sigilo das informações envolvidas. E há regras que incluem responsabilização institucional e de seus dirigentes caso haja quebra de confiabilidade ou na regulamentação do sistema.

 

3 – Quais as vantagens do Open Finance?

Além da praticidade de se relacionar no mercado financeiro, você também aumenta seu poder de decisão. Afinal, conhecendo melhor seu perfil, as instituições que você escolher poderão oferecer propostas mais atraentes e competitivas naquilo que mais precisar ou desejar.

 

4 – Como aderir?

Sua decisão de compartilhar ou não seus dados e histórico financeiro será feita através de canais digitaisde forma gradativa. A expectativa do Banco Central, aliás, é de que até o fim do ano todos os consumidores possam integrar o Open Finance. Até lá, se tem relacionamento com outra instituição e quer fazer parte do Sicoob, pode entrar em contato com uma de nossas 20 agências físicas ou baixar nosso app para abrir sua conta sem stress. Afinal, contar com o maior sistema cooperativista de crédito do país já é fácil, cheio de vantagens e com soluções pensando em você por natureza.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário