Dicas de saúde - Pública

Prevenção do câncer

10 de Agosto de 2010, por Luiz Antônio Pinto 0

É comum, em nossos consultórios, alguém nos procurar para realizar prevenções no que diz respeito a diversas doenças e principalmente o CÂNCER. Vamos, lá.

Diversos são os tipos de câncer que podemos agir antecipadamente e evitá-los, ou então detectá-los precocemente para que sejam tratados com possibilidades de cura da doença futura. Com toda certeza, vários tipos de câncer são evitáveis e mesmo tratáveis quando já estão instalados em fase precoce da doença.

Antes de mais nada, é bom lembrar que prática de vida saudável sempre significa prevenção de doenças, inclusive vários tipos de câncer. Assim, não fumar, alimentação adequada, beber com moderação, evitar stress, entre outros, significam prevenção de câncer.

Ainda assim, muitos tipos de câncer somente serão detectados pela medicina na fase da doença que não se poderá fazer muito. Mesmo com os avanços da medicina. Mas do ponto de vista da saúde pública, se busca prevenir aqueles tipos de câncer que atingem grandes parcelas da população, sejam homens ou mulheres.

Para qualquer tipo de câncer vale dizer que consultas médicas habituais, pelo menos duas vezes no ano, sempre significarão possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.

Portanto, visite regularmente seu médico: a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza pelo menos duas consultas ao ano. Exame clínico e exames de laboratório podem ser realizados visando a esta questão, além de outros cuidados com o corpo. Nossos serviços de saúde disponibilizam estas consultas...

Alguns tipos de câncer são muito frequentes em ambos os sexos e, assim, falaremos de Câncer de próstata, mama e colo de útero.

No caso do câncer de próstata, todos os homens deverão procurar o serviço de saúde, a partir de 45 anos de idade, para realizar exame de sangue (PSA), toque retal, entre outros. Se tiver casos de câncer de próstata entre irmãos - e isto vale para qualquer câncer - as consultas e exames deverão ser realizados a partir de 40 anos. Antes disso, somente em casos específicos, decididos pelo seu medico.

Para as mulheres, as grandes preocupações, do ponto de vista da saúde pública, o câncer de mama e de colo de útero são os mais importantes. São os mais frequentes.

Para a prevenção do câncer de colo de útero, todas as mulheres a partir do momento em que iniciam vida sexual ativa - passam a ter relações - deverão realizar anualmente exame preventivo ginecológico. Aquelas que não têm relações, ainda assim, deverão fazer periodicamente, a partir dos 20 anos de idade, o exame preventivo. Trata-se de um exame simples, rápido e oferecido pelo serviço publico - PSF - Centro de Saúde - Hospital, entre outros.

Já para o câncer de mama, a realização de mamografias, a partir de 35 anos de idade, é o que se preconiza. Realizar 1 mamografia entre 35 e 40 anos, 1 mamografia a cada 2 anos, entre 40 e 50 anos de idade e anualmente, a partir de 50 anos. Lembrando sempre que em casos de câncer entre mães e irmãs, esta conduta passa a ser mais rígida. Ou então, para casos de exames alterados, o seguimento será mais rigoroso. Também este exame é oferecido pelos serviços de saúde.

Lógico, outros tipos de câncer em qualquer sexo, também poderão ser abordados. Pulmões, estômago, pele, intestino etc. Sempre haverá alguma providência a ser tomada, algum exame a ser feito.

No entanto, cada caso será analisado separadamente e a conduta a seguir será informada ao paciente e discutida com o mesmo.

Portanto, vale sempre prevenir.

Vale sempre procurar o médico regularmente ou em caso de dúvidas.

A prevenção valerá sempre - evitando transtornos futuros, como tratamentos difíceis, caros, desgastantes e o mais importante - visando a preservar nossas vidas.

Cuidados com idosos

13 de Julho de 2010, por Luiz Antônio Pinto 0

Na nossa prática diária ambulatorial e hospitalar, é muito comum atendermos idosos com fraturas, as mais diversas. O idoso com fratura, cirúrgica ou não, complica ainda mais a sua vida, assim como a de seus familiares e cuidadores. Nesse sentido, alguns cuidados são necessários aos idosos, no que diz respeito à prevenção de fraturas.
 
A alimentação, é óbvio, vem em primeiro lugar: uma boa alimentação, com o correto aporte de proteínas, cálcio e íons, principalmente, fará com que os ossos sejam saudáveis, menos susceptíveis às fraturas (lembre-se de que o idoso tem osteoporose com muito mais frequência e intensidade – “ossos fracos”).
 
Em seguida, manter atividade física regular é fundamental também para o fortalecimento ósseo e muscular. Daí a importância dos grupos de terceira idade (danças, caminhadas, passeios, viagens etc.).
 
Por último, vêm os cuidados dentro de casa. O idoso é, na maioria das vezes, um paciente um pouco mais fragilizado do ponto de vista físico. Portanto, em sua casa, deverão ser eliminados os tapetes e pisos escorregadios; no banheiro, manter sempre uma cadeira plástica para facilitar o banho; pela casa, eliminar degraus, colocar alças metálicas no quarto, cozinha, rampas, banheiros, enfim, em todo o trajeto que o idoso utiliza no seu dia-a-dia.
 
Como se vê, são providências fáceis. Só quem cuida de um idoso fraturado sabe o quanto isto é complicado e penoso. Por que não prevenir???
 

MEV! (?)
 
Muito se fala em exame de colesterol. Todos querem fazê-lo, várias vezes no ano, discutir com os amigos qual está melhor etc. É a “febre nacional do exame de colesterol”. Mas isso basta?
 
Alguém já ouviu falar em MEV – “Mudança de Estilo de Vida”? A cardiologia/medicina moderna usou esta sigla para chamar a atenção acerca deste problema. É lógico que se trata de prevenção.
 
O colesterol é só um fator de risco das doenças cardiovasculares. E os outros? Alimentação correta (rica em fibras e proteínas, pobre em gorduras e açúcares etc.), controle do peso, tabagismo, ingestão de álcool, diabetes, vida sedentária, circunferência abdominal, triglicérides, estresse, tratamento de HAS (Hipertensão Arterial). Tudo isso precisa ser considerado e abordado numa consulta médica correta.
 
Não adianta dizer que o colesterol está em 180, mas fumar, beber e engordar descontroladamente...
 
E a genética que nos traz fatores de risco independentes? Assim, é preciso MUDAR O ESTILO DE VIDA.  Atuar sobre o maior número de fatores de risco.
 
É preciso “consciência e determinação” do paciente, “atitude firme, positiva, séria”. A dosagem do colesterol é somente “um detalhe a mais”.
 

PSF
 
Estamos preparando, na Secretaria Municipal de Saúde, a formação da nova (2ª) equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). Com ela, atingiremos cerca de 80% da cobertura populacional na zona urbana do município. O restante dos bairros será contemplado nesta 2ª etapa do PSF. Ganha a população. A seleção será feita ainda este ano. A população será comunicada e orientada!

Uso correto de medicamentos

15 de Junho de 2010, por Luiz Antônio Pinto 0

Neste artigo, abordaremos a questão do uso de medicamentos. Muitos pacientes, todos os dias, saem dos consultórios médicos com receitas de medicações, sejam elas de uso continuado (hipertensão, diabetes, epilepsia, entre tantas moléstias) ou de uso apenas por alguns dias, como pneumonias, infecções de urina, de pele ou outros problemas também diversos.
 
O que observamos na prática médica diária é que, em grande parte das vezes, tomamos conhecimento de pacientes que não fazem uso corretos desses medicamentos. São vários os motivos: idosos com dificuldade para coordenar os horários, analfabetos que não conseguem ler receitas ou indicações de farmácias, crianças cujas mães também têm dificuldades, letras de médicos que não são entendidas etc. O que acontece depois é que as doenças são indevidamente tratadas e os pacientes precisam voltar aos consultórios. Isso quando não acontece o pior – intoxicações, agravamento da doença etc.
 
Assim, é muito importante que os medicamentos sejam corretamente usados pelos pacientes.  Exija letra boa dos médicos, pergunte, peça para escrever horários certos, peça orientações de quem entrega os medicamentos nas farmácias, ajude em sua casa os pacientes que estão sendo medicados.
 
Os idosos merecem atenção especial – os remédios deverão estar separados em horários, em caixas apropriadas. Use letras GRANDES para fácil visualização. Ainda assim é preferível que todos os remédios de idosos sejam ministrados por outras pessoas da família.
 
Não misture os remédios em sacolinhas plásticas ou os deixe em gavetas com outros objetos. Se perder rótulos ou caixinhas, é preferível não usar e procurar novas orientações. Não coloque mais de um tipo de remédio na mesma caixa.  Os remédios de crianças deverão SEMPRE ser dados pelos responsáveis e não deverão ficar ao alcance delas.  Lembre-se de que criança gosta de remédios “docinhos, coloridos” e poderão tomá-los de forma desavisada.
 
Para todos os tipos de remédios, horários e doses são fundamentais, pois remédios a menos ou em excesso serão sempre prejudiciais. As doses são sempre calculadas ou pelo peso do paciente ou pela necessidade da doença; os horários – nas refeições, antes ou após a elas, em jejum etc.-, tudo isto faz parte do correto tratamento clínico. O melhor mesmo seria não precisar deles... Mas quando forem necessário, todos os cuidados são importantes. Lembre-se sempre disso.
 
 
Rodas de conversa
 
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Saúde Mental, diga-se: Mara e Rosângela, psicólogas, entre outros, iniciou-se na segunda-feira, 17 de maio, o programa denominado “Roda de Conversa”. Serão diversos temas ligados diretamente ou não à saúde, sempre às segundas-feiras, na Biblioteca Pública Municipal, sempre de 18 às 19:30 horas.
 
O primeiro foi sobre Mudança de Estilo de Vida, para o qual eu fui o convidado. Outros vários continuam a programação – segurança, limites de crianças e adolescentes, posturas físicas corretas, gravidez na adolescência, abortamento, direitos dos idosos, entre tantos temas importantes.
 
Não é bem uma palestra – o convidado, com conhecimento na área, fala sobre o tema, que a seguir é discutido por todos.  Sempre objetivo, rápido, com horário aproximado de no máximo 1 hora e 30 minutos. O público também não é muito grande – cerca de 30 a 40 pessoas para não ficar difícil o debate. Participe e dê sugestões.

Dicas de saúde – pública

12 de Maio de 2010, por Luiz Antônio Pinto 0

Nesta edição do JL trataremos de dois temas que, certamente, muito interessam à população resende-costense. Como anunciado anteriormente, sempre trataremos de um tema clínico e outro de saúde pública.
 
Estamos sempre abertos a sugestões, críticas e questionamentos. Basta contatar a direção e/ou endereço do JL ([email protected]; [email protected]).
 
 
Pré-Natal
 
A realização do pré-natal adequado, ou seja, consultas, exames, avaliações regulares e tratamentos por todas as gestantes, representa fator importantíssimo, tanto para a saúde da mulher gestante, como para a boa formação, desenvolvimento e nascimento saudáveis do bebê.
 
É fundamental que a mulher, ao suspeitar de gravidez, principalmente pelo atraso menstrual, procure os serviços de saúde: Programa de Saúde da Família (PSF), Centro de Saúde, hospital para a confirmação e início do pré-natal. Quanto mais cedo, no início da gravidez, melhor.
 
As consultas e exames são sempre garantidos, agendados e sem filas para todas as gestantes. Não se deve faltar ao PN, conforme as marcações e mesmo procurar o serviço de saúde, em situações de emergência.
 
Orientações sobre alimentação adequada, controle de peso, suplementações de ferro e ácido fólico, tratamento de infecções, controle de “pressão”, acompanhamento do desenvolvimento do bebê, esclarecimentos de crenças populares etc. Tudo isso durante o pré-natal. Assim, poderemos ter uma gravidez tranquila, um parto humanizado e, consequentemente, um bebê saudável.
 
Faça a sua parte, ajude a gestante de todas as maneiras, orientando e educando sempre, no trabalho, na escola, na comunidade etc.
 
 
CISVER
 
Muitos sabem, mas a maioria da população talvez não conheça o CISVER: Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes.
 
Criado em 1996, por trabalho nosso e da Gerência Regional de Saúde (GRS) – São João del-Rei, o CISVER tem sede em São João del-Rei e congrega os municípios da nossa microrregião. Tive a honra de ser o primeiro presidente do Consórcio.
 
Os recursos para a saúde pública são sempre escassos, como todos sabem. Assim, o consórcio é uma maneira que os municípios encontraram para dividir tarefas, baratear custos, oferecer mais serviços, angariar recursos, entre outros.
 
São vários os consórcios pelo estado de Minas Gerais afora. O nosso vai de “vento em popa”: consultas especializadas, exames de custo mais alto, transporte de pacientes, em breve o SAMU – esses são alguns dos benefícios que acontecem em todos os municípios das Vertentes. Nossa Secretaria Municipal de Saúde participa ativamente. Procure se informar!
 
O CISVER é um grande benefício para Resende Costa e região.
 
Pela saúde de nosso povo resende-costense!

Dicas de Saúde

09 de Abril de 2010, por Luiz Antônio Pinto 0

A partir desta edição, aceitando convite do Rosalvo e do André, estarei colaborando mensalmente nesta coluna intitulada “Dicas de saúde – pública”. Fiquei lisonjeado com o convite; meu tempo é escasso, mas acho que é uma maneira importante de contribuir para nossa cidade e para os leitores do JL, em especial.

Tentarei dar conta da tarefa.

Não tenho a pretensão de substituir nossa amiga Dra. Marta Osório, que por longo tempo, mesmo sem ser resende-costense, aqui escreveu e muito contribuiu. O espaço continua aberto a ela, sempre que desejar.

Nos meus artigos estarei sempre trabalhando de duas formas, assim: numa primeira parte, com algum tema importante para a saúde de nossos cidadãos e numa segunda parte sempre levando algumas dicas da questão da saúde pública em nosso município e no país. Não há como separar esses dois temas – um sempre depende do outro.

Para iniciar, como hoje é apenas a minha apresentação, quero rapidamente tratar de dois temas:

 - vacina contra a gripe suína ou H1N1 ou nova gripe. É importante que as pessoas sejam vacinadas, conforme as chamadas do serviço de saúde.  Alguns ficarão de fora este ano, pois as vacinas foram priorizadas para os grupos da população que no surto de 2009 mais sofreram com a epidemia. E é importante também não acreditar em boatarias que circulam na Internet. A vacina é sempre segura para todos aqueles para os quais ela foi indicada;

- vocês sabiam que em todas as últimas sextas-feiras do mês é realizada a reunião ordinária do CMS – Conselho Municipal de Saúde? Este Conselho é o órgão máximo e “deliberativo” acerca das questões de saúde em nosso município. Procure se informar...


* Médico sanitarista e assessor da Secretaria Municipal de Saúde - SMS-RC.