Voltar a todos os posts

O Gavião, símbolo do Corinthians

14 de Novembro de 2017, por Maria de Fátima Albuquerque

Finalizando a série dos animais representantes de alguns times de maior torcida em Resende Costa, apresento-lhes o Gavião, uma ave de rapina, isto é, que caça e mata animais para se alimentar, utilizando-se de suas garras afiadas e de seu bico curvo para capturar e matar sua presa.

Enganam-se aqueles que acham que os Gaviões são prejudiciais por atacarem pássaros, aves domésticas, esquilos e lagartos. Pelo contrário, eles têm um papel muito importante na natureza controlando as populações de cobras e roedores e eliminando insetos nocivos.

Alguns contos e fábulas infantis têm como personagem essa ave, como: “O Gavião e o Urubu”, “A Coruja e o Gavião”, “A Tartaruga e o Gavião” dentre outros. O samba de Pixinguinha, “Gavião Calçudo”, foi interpretado por Zeca Pagodinho e outros músicos e a canção “Carcará” foi composta e interpretada por Maria Bethânia.

Pertencentes ao reino Animalia, classe Aves, família Accipitridae, os Gaviões são parentes próximos da águia, do tartaranhão e de alguns abutres que também são aves de rapina, sendo geralmente identificados pelo tamanho de médio a pequeno porte em relação àqueles. São dotados de cauda longa e asas curtas e arredondadas que permitem que eles voem rápido e baixo em áreas fechadas com arbustos e árvores.

Existem em torno de 50 espécies dos considerados Gaviões verdadeiros, vivendo em florestas de muitas regiões do mundo, tendo uma distribuição bastante vasta que inclui todos os continentes, com exceção da Antártida. Muito conhecidos entre nós são o Gavião- carcará e o Gavião-carrapateiro, esse último geralmente encontrado em meio a pastagens, retirando dos animais seu alimento preferido, os carrapatos, e, ao mesmo tempo, livrando-os do terrível incômodo.

O Gavião-carcará habita o centro e o sul da América do Sul, sendo encontrado mais no Sudeste e no Nordeste do Brasil, em regiões abertas como estradas, beira-mar, cerrados, borda de matas e centros urbanos. Conhecido também como Gavião calçudo ou Gavião de queimada, possui uma plumagem predominantemente preta com marrom, cabeça branca, penacho preto, pescoço com listras horizontais em preto e branco, pernas e pés amarelos e garras longas e afiadas.

O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.

Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, a escolha desse animal como símbolo do time deu-se pelo fato dessa ave ser muito comum no campus da USP (Universidade de São Paulo), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo. Esse pesquisador também analisou que, pelo desenho original, o gavião representante do time é bem parecido com o Gavião-carijó.

Importante destacar que muitas espécies de Gavião já desapareceram completamente devido à destruição de seu habitat. O Gavião é um animal silvestre e tem sua vida protegida pela lei de crimes ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) e pela Constituição Federal, que veda atos de crueldade contra animais, incluindo tanto os silvestres quanto os domesticados ou domésticos, configurando dano ao meio ambiente.

Portanto, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com ela, é crime previsto na legislação ambiental sujeitando seus infratores à pena de seis meses a um ano de detenção, e multa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário