Voltar a todos os posts

Os santos protetores dos animais

15 de Dezembro de 2016, por Maria de Fátima Albuquerque

No meu aniversário deste ano ganhei de uma amiga a imagem de um santo que tem ao seu lado um cão com um pedaço de pão na boca. Essa amiga me disse que há muito tempo queria me presentear com a imagem para ficar ao lado das várias de São Francisco de Assis que tenho em minha casa.

Como defensora dos animais sempre me interessei pelo assunto acerca de quais santos seriam os seus protetores, aqueles que foram os escolhidos para fazer a defesa dos bichinhos frente a qualquer situação de crueldade humana, e o que levaram esses santos a defender tão nobre causa.

Começando pelo santo que me foi presenteado, SÃO ROQUE, já tinha ouvido falar dele, mas sem muitos detalhes. Ao pesquisar sobre sua vida descobri que seu nascimento foi na França, em uma região chamada Montpellier, no ano de 1295, tendo falecido por volta de 1327. De família abastada, era órfão de pai e de mãe e, ainda jovem, resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, partindo em seguida para Roma. Em sua viagem de volta, foi contagiado por uma peste tendo que se isolar em uma floresta para morrer. Só não morreu de fome porque um cachorro o encontrou e, diariamente, o levava um pedaço de pão. O dono do animal, ao segui-lo um dia, encontrou Roque e o levou para sua casa a fim de que se recuperasse.

O dia 16 de Agosto foi escolhido para homenagear esse santo francês que passou a ser o protetor de todos os cães, tendo sido canonizado pelo Papa Gregório XIV em 1591.

Outro Santo que abraçou a causa em favor dos animais é SÃO JOÃO BOSCO. Nasceu no ano de 1815 e faleceu em 1888. Era padre italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales.

Durante os anos de 1854 a 1864 o sacerdote católico foi protegido por um enorme cachorro de nome Grigio, que foi seu anjo da guarda canino, quando, em uma noite voltando para casa, bandidos começaram a segui-lo. Como o sacerdote contrariava algumas pessoas de sua comunidade com o trabalho de ajudar os mais necessitados, foi emboscado por vários homens em uma rua escura e, se não fosse o cão, teria morrido, pois Grigio saiu em disparada atrás dos bandidos.   

No dia em que Dom Bosco viajou para visitar um amigo, a noite sobreveio e, sozinho, desejou que Grigio estivesse ali com ele; eis que logo apareceu o cão para acompanha-lo em segurança até seu destino.  

 O dia 31 de Janeiro é a data em que se homenageia este protetor dos animais que foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.           

 Também SANTO ANTÃO é considerado o protetor dos animais domésticos. Conhecido no Brasil mais pelo nome de Santo Antônio Abade, foi um monge egípcio que viveu de 251 a 356. Ficou órfão muito cedo e com a responsabilidade de cuidar sozinho de uma irmã e da fortuna deixada pelos pais, mas ouviu o chamado de Cristo que há muito tempo lhe dizia para dedicar-se à fé católica. Optou por abrir parte da herança que lhe foi destinada, colocou sua irmã aos cuidados de um convento e passou a viver isoladamente como um eremita, tendo mais tarde fundado um mosteiro.

Como conviveu com vários animais ao longo de sua vida, principalmente com bois, cavalos, cães, lobos, crocodilos e porcos, sem que esses o tivessem importunado, a imagem de Santo Antão sempre aparece ao lado de animais ou então de um porquinho deitado aos seus pés, sendo 17 de janeiro a data escolhida para prestar homenagens a este Santo. 

Na Itália antiga, no dia do santo, se fazia a bênção de animais domésticos, que era acompanhada por festejos populares, entre os quais, desfiles de cavalos. Ainda hoje, em Pinerolo-Itália, depois da bênção de animais, se realiza a corrida de cavalos. Na Espanha gatos, cães, coelhos e até tartarugas desfilam pelas igrejas para ganhar a bênção de Santo Antão em seu dia.

 SÃO FRANCISCO DE ASSIS é reverenciado no dia 04 de Outubro, data em que igrejas de várias partes do mundo recebem animais para serem abençoados, inclusive o Papa Francisco, em Setembro deste ano, abençoou o cão labrador Léo, que ajudou vítimas no terremoto da Itália em Agosto.

Considerado o protetor de todos os animais e da natureza, talvez seja por isto que, entre os santos anteriormente falados, São Francisco é o mais conhecido no mundo inteiro, tendo sua vida retratada várias vezes nas telas dos cinemas. Nasceu em Assis, na Itália, em 1182 e faleceu em 1226, sendo, dois anos após, canonizado pelo papa Gregório IX.

Filho de um rico comerciante, aos dezesseis anos participou da luta contra a nobreza feudal, mas ficou preso por um ano. Em 1203, de volta à sua cidade, se entregou a uma vida de festas, no entanto, em 1206, ouviu um chamado de Cristo para “restaurar minha casa”. A partir deste momento se entrega a ELE e aos mais necessitados fazendo votos de pobreza. Funda a Ordem dos Franciscanos e se instala em cabanas nas montanhas, no entanto, decepcionado com os caminhos traçados pela Ordem, opta pela vida na floresta em contato com os animais, que passam a ser seus companheiros inseparáveis nos momentos de solidão.

São de autoria de São Francisco as mais belas mensagens a respeito dos animais, mostrando o quanto eles merecem nosso respeito e consideração. Sua imagem sempre aparece rodeada de vários deles.                 

Após pesquisar a vida destes santos, e de outros mais não citados neste artigo, acho contraditório quando uma pessoa, que se diz religiosa e temente a Deus, trata com tanto desrespeito um animal, que não tem como se defender. Será que não existe uma maneira das pessoas resolverem seus problemas sem ter de descontar nos indefesos animais? Fica aqui a pergunta que espero um dia, com a graça DELE, obter a resposta.       

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário